terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Volta as Aulas: Novas etapas.

   Hello Loves...



  Então gente, todos os anos há novas etapas a serem enfrentadas nas nossas vidas.Tudo novo, novo ano, novos amigos, novos serviços, nova escola e etc.
  Muita gente estava de ferias, e agora voltou ao trabalho ou logo logo estará voltando. Algumas pessoas (como eu) vão voltar a trabalhar/estudar a partir de amanha, dia 1º ou depois.

 Outras pessoas, assim como eu vai enfrentar uma nova etapa nessa vida por exemplo nova escola(eu), novo emprego ou até o primeiro emprego.
  Novas etapas sempre são difíceis, mas temos que enfrentá-las de um jeito ou outro. 

Mudança de escola:

 No meu caso eu estou indo para o 1º ano do Ensino Médio, e vai ser uma mudança bem grande, seria ainda maior se eu tivesse conseguido passar na ETEC. Para escola que eu vou vai ter varios conhecidos mas mesmo assim vai ser bem diferente.

 Esse negocio de mudança sempre assustou os pais e os alunos. Diversas dúvidas surgem com relação a este assunto: Quando mudar a criança de escola? Ela se adaptará a um novo ambiente? Fará amigos? Qual a melhor escola?
  Essas perguntas assustam as ''crianças'' mas essas perguntas vem com mais um monte de perguntas : Será que vão me zuar? Como será a nova escola? Como vão ser os professores? Será que encontrarei algum amigo no primeiro dia? Até perguntão com que roupa eu vou, com que cabelo e assim por diante. Tem até um ranking:

  1. Ficar sozinho na hora do recreio
  2. Ganhar um apelido na primeira semana.
  3. Ser o último escolhido para um trabalho em grupo.
  4. Tornar-se o centro das atenções em sala de aula.
  5. Perder-se dentro da escola.


 Mas ai vão algumas dicas:
 1º Não procure amizades. Elas aparecem normalmente através de sua convivência diária.

  Desde o primeiro dia procure pessoas que você acha interessante.

 3º Tente ser a melhor aluna da sua sala.
Faça estudos diários de no mínimo 3 h... Fazendo um cronograma de estudos em que cada dia você estuda uma matéria. Este estudo no ensino médio vai determinar se você vai ser uma médica, engenheira, advogada ou se vai ser recepcionista, ou pior ainda passar 8 anos no cursinho.

  Não tente aparecer fazendo babaquices, não fique falando ai eu tenho isso tenho aquilo.

 Seja apenas vc, pois se quiser ´criar um personagem para atrair a amizade de outros, vai perdê-la, pois uma hora sempre nos mostramos como somos...

  Frente: é p/ os mais aplicados,Fundos: é p/ os mais bagunceiros...
Sente no meio, assim pode observar os dois ambientes e analisar em qual deles vc se enquadra melhor!

   Não se ache a gostosona, seja uma garota/garoto normal, e faça amizade com pessoas normais esqueça os populares e as patricinhas. Mas se você quiser andar com eles é você que decide.

 Não se preucupe, tudo vai dar certo no final.  Se você tem medo de novas etapas enfrente-nas com força e relaxe.

Atenção essa é para os pais:

Não chamar o filho de medroso, por estar com medo de ir a nova escola. Não se esqueça que você ja sofreu isso.

  Dar atenção ao que a criança fala
Em um mundo movido à velocidade, em que a internet e o trabalho ditam o ritmo da vida dos adultos, é importante saber ouvir os filhos. Reclamações de solidão, pouca vontade de ir à escola, mau humor são sinais de que algo não vai bem na sala de aula.
Os pais devem sempre tentar entender o que está acontecendo com seus filhos, sejam eles bebês, pequenos ou pré-adolescentes. Eles precisam reagir e conversar com as crianças para saber se elas estão sendo vítimas de bullying ou enfrentando problemas de adaptação.
É normal que a criança se sinta deslocada em um ambiente diferente, em que um grupo já está formado. Mas ela, com o tempo, tem que se adaptar. Para isso ela conta com a ajuda de vários fatores - abertura dos coleguinhas, incentivo dos professores, apoio da direção do colégio e suporte afetivo dos pais.

Perguntar demais na primeira semana. É primeira semana não tem o que dizer, sem dizer que enche o saco. Pais deem um tempo, até o seu/seus filho(s) se acostumarem.

Exigem resultados imediatos. Como assim ?! as aulas acabaram de começar.!!

A certão quando: aguardão quando o filho retorna, decidem o novo colegio juntos(quando a criança tem idade), dão tempo e estimulos para que a criança melhore e se adapte ao novo lugar.

Prestar atenção ao que filho fala e como ele esta se parece aborrecido, sem querer ir para a escola. Se tiver converse com ele de maneira clara e sem brigar.

- Ler para as crianças ou pedir para que elas leiam para eles.
    - Acompanhar as lições de casa e mostrar interesse pelos conteúdos estudados.
    - Participar das reuniões sempre que convocados.
    - Conversar com os professores.
    - Conversar sempre com os filhos sobre assuntos da escola.

- Verificar se o material escolar está completo e em ordem.
    - Zelar pelo cumprimento das regras da escola.
    - Se ele fizer algo errado, converse ele e não sair simplemente batendo nele. 



Para Pais, Filhos, Professores ...
 A conversa é a melhor coisa que pode ser feita, não importa o que ouve, a conversa é bem melhor que sair no tapa, conversar resolve as coisas, não estou criticando o metodo de ensino de ninguem, cada um ensina do jeito que quiser seu filho, seu aluno... mas convenhamos sai no tapa vai melhorar ou vai piorar??

Boa Sorte a Todos nós que vamos começar uma nova etapa nas nossas vidas.

Fonts: PalavraEscuta
          R7
          Ideal Dicas
          Yahoo
          Me

XOXO RéèH

Nenhum comentário:

Postar um comentário